Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47763
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A contribuição de Efrain Fischbein para a educação matemática e a formação do professor
Autor(es): Alves, Francisco Régis Vieira
Borges Neto, Hermínio
Palavras-chave: Instituição;Raciocínio;Matemática - Professor
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: Revista Conexões - Ciência e Tecnologia
Citação: ALVES, Francisco Régis Vieira; BORGES NETO, Hermínio. A contribuição de Efrain Fischbein para a educação matemática e a formação do professor. Revista Conexões - Ciência e Tecnologia, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 38-54, mar. 2011.
Resumo: Este artigo descreve a aplica algumas das principais noções formuladas por Efrain Fischbein no ensino/aprendizagem de Matemático. O mencionado psicólogo foi o fundador do grupo de pesquisa internacional em Psicologia da Educação Matemática - PME. Com fortes influencias piagetianas, ele concebeu um arcabouço teórico que proporciona uma interpretação, de modo sui generis, para inúmeros fenômenos de natureza cognitiva. Uma de suas contribuições particulares diz respeito à caracterização do raciocínio intuitivo e uma discussão filosófica e psicológica de sua natureza. Com tal preocupação, destacamse alguns aspectos marcantes da manifestação de categorias do raciocínio intuitivo (intuição afirmativa, intuição conjectural e intuição antecipatória) no âmbito da resolução de problemas de matemática, com uma preocupação marcante voltada à formação de professores de matemática
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47763
ISSN: 2176-0144
Aparece nas coleções:LPM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_frvalves.pdf248,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.