Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47763
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A contribuição de Efrain Fischbein para a educação matemática e a formação do professor |
Autor : | Alves, Francisco Régis Vieira Borges Neto, Hermínio |
Palabras clave : | Instituição;Raciocínio;Matemática - Professor |
Fecha de publicación : | 2011 |
Editorial : | Revista Conexões - Ciência e Tecnologia |
Citación : | ALVES, Francisco Régis Vieira; BORGES NETO, Hermínio. A contribuição de Efrain Fischbein para a educação matemática e a formação do professor. Revista Conexões - Ciência e Tecnologia, Fortaleza, v. 5, n. 1, p. 38-54, mar. 2011. |
Resumen en portugués brasileño: | Este artigo descreve a aplica algumas das principais noções formuladas por Efrain Fischbein no ensino/aprendizagem de Matemático. O mencionado psicólogo foi o fundador do grupo de pesquisa internacional em Psicologia da Educação Matemática - PME. Com fortes influencias piagetianas, ele concebeu um arcabouço teórico que proporciona uma interpretação, de modo sui generis, para inúmeros fenômenos de natureza cognitiva. Uma de suas contribuições particulares diz respeito à caracterização do raciocínio intuitivo e uma discussão filosófica e psicológica de sua natureza. Com tal preocupação, destacamse alguns aspectos marcantes da manifestação de categorias do raciocínio intuitivo (intuição afirmativa, intuição conjectural e intuição antecipatória) no âmbito da resolução de problemas de matemática, com uma preocupação marcante voltada à formação de professores de matemática |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47763 |
ISSN : | 2176-0144 |
Aparece en las colecciones: | LPM - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_art_frvalves.pdf | 248,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.