Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47660
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | O ensino de frações no Curso de Pedagogia: desconstruindo fraudes epistemológicas |
Autor(es): | Santos, Maria José Costa dos Souza, Margarida Maria Pimentel de Mendes, Haiani Larissa de Souza |
Palavras-chave: | Processo de Ensino-Aprendizagem;Técnicas de Ensino-Aprendizagem;Aprendizagem Significativa;Desenvolvimento Psicocognitivo |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Editora Pontes |
Citação: | SANTOS, Maria José Costa dos; SOUZA, Margarida Maria Pimentel de; MENDES, Haiani Larissa de Souza. O ensino de frações no Curso de Pedagogia: desconstruindo “fraudes epistemológicas”. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 128-139. |
Resumo: | Os estudos acerca dos problemas que envolvem os processos de ensino e de aprendizagem de frações têm sido realizados em vários contextos, porém é fato que este conteúdo ainda aflige professor (ensino) e aluno (aprendizagem), seja nos anos iniciais da Educação Básica ou no Ensino Superior (Pedagogia). (SANTOS, 2007). Por conseguinte, é preciso alertar os educadores para considerarem fatores preponderantes para a assimilação desse conteúdo. Dentre estes, o carro-chefe é o estágio psicológico do sujeito, no que se refere ao desenvolvimento psicocognitivo, ou seja, é preciso verificar se ele constrói conceitos por meio de organizações lógicas e esquemas próprios, ou seja, se ele é conservativo de quantidades e/ou área. Píaget, em sua teoria da aprendizagem, diz que o conceito de fração é mais complexo que a construção do número natural, e exige certa maturidade e acúmulo de conhecimentos matemáticos prévios.[...]Não pretendemos aqui aprofundar e detalhar a teoria psicogenética de Píaget, mas apenas explanar os pontos que nos foram úteis para justificar porque nos apoiamos nesse teórico para explicar os processos de ensino e de aprendizagem do conceito de frações.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47660 |
ISBN: | 978-85-7113-967-1 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_mjcsantosmmpsouza.pdf | 7,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.