Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47660
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | O ensino de frações no Curso de Pedagogia: desconstruindo fraudes epistemológicas |
Autor : | Santos, Maria José Costa dos Souza, Margarida Maria Pimentel de Mendes, Haiani Larissa de Souza |
Palabras clave : | Processo de Ensino-Aprendizagem;Técnicas de Ensino-Aprendizagem;Aprendizagem Significativa;Desenvolvimento Psicocognitivo |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Editora Pontes |
Citación : | SANTOS, Maria José Costa dos; SOUZA, Margarida Maria Pimentel de; MENDES, Haiani Larissa de Souza. O ensino de frações no Curso de Pedagogia: desconstruindo “fraudes epistemológicas”. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 128-139. |
Resumen en portugués brasileño: | Os estudos acerca dos problemas que envolvem os processos de ensino e de aprendizagem de frações têm sido realizados em vários contextos, porém é fato que este conteúdo ainda aflige professor (ensino) e aluno (aprendizagem), seja nos anos iniciais da Educação Básica ou no Ensino Superior (Pedagogia). (SANTOS, 2007). Por conseguinte, é preciso alertar os educadores para considerarem fatores preponderantes para a assimilação desse conteúdo. Dentre estes, o carro-chefe é o estágio psicológico do sujeito, no que se refere ao desenvolvimento psicocognitivo, ou seja, é preciso verificar se ele constrói conceitos por meio de organizações lógicas e esquemas próprios, ou seja, se ele é conservativo de quantidades e/ou área. Píaget, em sua teoria da aprendizagem, diz que o conceito de fração é mais complexo que a construção do número natural, e exige certa maturidade e acúmulo de conhecimentos matemáticos prévios.[...]Não pretendemos aqui aprofundar e detalhar a teoria psicogenética de Píaget, mas apenas explanar os pontos que nos foram úteis para justificar porque nos apoiamos nesse teórico para explicar os processos de ensino e de aprendizagem do conceito de frações.[...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47660 |
ISBN : | 978-85-7113-967-1 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_mjcsantosmmpsouza.pdf | 7,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.