Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47660
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Maria José Costa dos-
dc.contributor.authorSouza, Margarida Maria Pimentel de-
dc.contributor.authorMendes, Haiani Larissa de Souza-
dc.date.accessioned2019-11-12T11:17:05Z-
dc.date.available2019-11-12T11:17:05Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria José Costa dos; SOUZA, Margarida Maria Pimentel de; MENDES, Haiani Larissa de Souza. O ensino de frações no Curso de Pedagogia: desconstruindo “fraudes epistemológicas”. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 128-139.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7113-967-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47660-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Pontespt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectTécnicas de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Psicocognitivopt_BR
dc.titleO ensino de frações no Curso de Pedagogia: desconstruindo fraudes epistemológicaspt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs estudos acerca dos problemas que envolvem os processos de ensino e de aprendizagem de frações têm sido realizados em vários contextos, porém é fato que este conteúdo ainda aflige professor (ensino) e aluno (aprendizagem), seja nos anos iniciais da Educação Básica ou no Ensino Superior (Pedagogia). (SANTOS, 2007). Por conseguinte, é preciso alertar os educadores para considerarem fatores preponderantes para a assimilação desse conteúdo. Dentre estes, o carro-chefe é o estágio psicológico do sujeito, no que se refere ao desenvolvimento psicocognitivo, ou seja, é preciso verificar se ele constrói conceitos por meio de organizações lógicas e esquemas próprios, ou seja, se ele é conservativo de quantidades e/ou área. Píaget, em sua teoria da aprendizagem, diz que o conceito de fração é mais complexo que a construção do número natural, e exige certa maturidade e acúmulo de conhecimentos matemáticos prévios.[...]Não pretendemos aqui aprofundar e detalhar a teoria psicogenética de Píaget, mas apenas explanar os pontos que nos foram úteis para justificar porque nos apoiamos nesse teórico para explicar os processos de ensino e de aprendizagem do conceito de frações.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_mjcsantosmmpsouza.pdf7,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.