Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47660
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Maria José Costa dos | - |
dc.contributor.author | Souza, Margarida Maria Pimentel de | - |
dc.contributor.author | Mendes, Haiani Larissa de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-12T11:17:05Z | - |
dc.date.available | 2019-11-12T11:17:05Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria José Costa dos; SOUZA, Margarida Maria Pimentel de; MENDES, Haiani Larissa de Souza. O ensino de frações no Curso de Pedagogia: desconstruindo “fraudes epistemológicas”. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 128-139. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7113-967-1 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47660 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora Pontes | pt_BR |
dc.subject | Processo de Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Técnicas de Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Psicocognitivo | pt_BR |
dc.title | O ensino de frações no Curso de Pedagogia: desconstruindo fraudes epistemológicas | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os estudos acerca dos problemas que envolvem os processos de ensino e de aprendizagem de frações têm sido realizados em vários contextos, porém é fato que este conteúdo ainda aflige professor (ensino) e aluno (aprendizagem), seja nos anos iniciais da Educação Básica ou no Ensino Superior (Pedagogia). (SANTOS, 2007). Por conseguinte, é preciso alertar os educadores para considerarem fatores preponderantes para a assimilação desse conteúdo. Dentre estes, o carro-chefe é o estágio psicológico do sujeito, no que se refere ao desenvolvimento psicocognitivo, ou seja, é preciso verificar se ele constrói conceitos por meio de organizações lógicas e esquemas próprios, ou seja, se ele é conservativo de quantidades e/ou área. Píaget, em sua teoria da aprendizagem, diz que o conceito de fração é mais complexo que a construção do número natural, e exige certa maturidade e acúmulo de conhecimentos matemáticos prévios.[...]Não pretendemos aqui aprofundar e detalhar a teoria psicogenética de Píaget, mas apenas explanar os pontos que nos foram úteis para justificar porque nos apoiamos nesse teórico para explicar os processos de ensino e de aprendizagem do conceito de frações.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_mjcsantosmmpsouza.pdf | 7,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.