Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47381
Type: Capítulo de Livro
Title: Alunos com síndrome de down e suas experiências de leitura e escrita
Authors: Gomes, Adriana Leite Limaverde
Figueiredo, Rita Vieira de
Keywords: Ensino Fundamental;Níveis de Escolarização;Aluno de lenta aprendizagem;Educação Especial
Issue Date: 2019
Publisher: Editora Mercado de Letras
Citation: GOMES, Adriana Leite Limaverde; FIGUEIREDO, Rita Vieira de. Alunos com Síndrome de Down e suas experiências de leitura e escrita. In: LEURQUIN, Eulália Vera Lúcia Fraga; LEITÃO, Vanda Magalhães (orgs.). Ensino e educação especial. Campinas: Editora Mercado de Letras, 2019. p. 59-78.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente capítulo se propõe a discutir a influência das experiências e oportunidades tornadas disponíveis nos ambientes sociocultural e familiar sobre a aprendizagem da leitura e da escrita de sujeitos com síndrome de Down. O trabalho resulta de uma pesquisa realizada com sete sujeitos com síndrome de Down, cuja idade varia de 10 a 24 anos.[...]Defendemos neste trabalho que a aprendizagem da leitura e da escrita faz parte de uma construção de conhecimento. Dessa forma, a criança vai descobrindo o sistema de regras e convenções que regem o sistema de escrita. Para que isso ocorra, ela necessita experienciar esse sistema, se utilizando, principalmente, da escrita espontânea. Ao entrar na escola, a criança já domina algumas habilidades de produção de texto oral e traz consigo vivências do mundo da escrita, que possibilitam representações sobre o que é ler e escrever. No meio social, ela interage com diferentes textos escritos, participa de situações de letramento e convive com pessoas que leem e escrevem.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47381
ISBN: 978-85-7591-562-2
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_capliv_allgomesrvfigueiredo.pdf9,2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.