Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47213
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Etnometodologia e discurso instrucional: elementos teórico-metodológicos para a pesquisa de sala de aula |
Autor(es): | Silva Neto, João Gomes da |
Palavras-chave: | Linguística aplicada;Etnometodologia;Pragmática;Sociolinguística |
Data do documento: | 2002 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista do GELNE (Grupo de Estudos de Estudos Linguísticos do Nordeste) |
Citação: | SILVA NETO, João Gomes da. Elementos de argumentação na sala de aula: a explicação sobre a literatura. Revista do Gelne, Fortaleza (CE), v. 4, n. 1/2, 2002. |
Resumo: | Nesta comunicação, pretendemos refletir sobre a elaboração de um modelo teórico e metodológico operacional na pesquisa em Lingüística aplicada ao discurso de sala de aula. Nosso trabalho se inscreve em um modo de pesquisa baseado na etnometodologia, com aportes da análise do discurso, da sociolinguística e da pragmática linguística. |
Abstract: | This work aims to reflect on the elaboration of a theoretical and methodological model of applied linguistics, focusing on the classroom speech. This paper has been elaborated throughout a research based on ethnomethodology, gathering other approaches such as conversation analysis, socio-linguistics and pragmatics. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47213 |
ISSN: | 1517-7874 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2002_art_jgsneto.pdf | 156,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.