Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46843
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Jovens e adultos ensinando a ler e a escrever: a diversidade como fator de enriquecimento das experiências |
Autor(es): | Mamede, Inês Cristina de Melo |
Palavras-chave: | Diversidade no ambiente escolar;Ambiente de sala de aula;Educação de adultos;Educação de jovens |
Data do documento: | 2007 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | MAMEDE, Inês Cristina de Melo. Jovens e adultos ensinando a ler e a escrever: a diversidade como fator de enriquecimento das experiências. In: MAMEDE, Inês Cristina de Melo; ALVITE, Maria Mercedes Capelo; GUIMARÃES, Maria Teresa Albuquerque; TESSER, Ozir; TESSER, Rita Accioly (orgs.). Alfabetizar(se): o desafio de ler, escrever e compreender o mundo. Fortaleza: Edições UFC, 2007. p. 55-72. |
Resumo: | Este artigo ressalta a importância de se reconhecer a diversidade como algo inerente aos grupos humanos e à convivência entre pessoas, tornando-se, por isto, um elemento inevitavelmente presente nas turmas de alunos, sejam eles crianças, jovens ou adultos. Antes, porém, de se adentrar nas reflexões que a ressaltam como um fator valioso, não se pode desconsiderar que ela sempre estará articulada aos aspectos comuns que constituem a identidade dos grupos. Mas, aqui, destaca-se, dadas as resistências para sua aceitação, vários dos elementos reveladores do fato de que as salas de aula, em termos restritos, e a educação. vista de forma mais abrangente, são muito mais diversificadas do que a suposta homogeneidade levaria a crer ou mesmo a desejar.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46843 |
ISBN: | 978-85-7282-247-3 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_capliv_icmmamede.pdf | 9,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.