Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46466
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Conceitualização e prática da aceleração da aprendizagem na escola pública
Autor(es): Fortes, Maria Auxiliadora Soares
Palavras-chave: Educação;Classes de aceleração;Capitalismo no mundo moderno
Data do documento: 2005
Instituição/Editor/Publicador: Editora UFC
Citação: FORTES, Maria Auxiliadora Soares. Conceitualização e prática da aceleração da aprendizagem na escola pública. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 353-365.
Resumo: As políticas educacionais e os modos de funciona­mento da educação refletem tendências que são geradas fora do sistema e que afetam diversas instituições sociais. Por isso,a discussão acerca das classes de aceleração não se res­tringe ao âmbito da educação, uma vez que está relacionada às políticas sociais, à distribuição de renda, ao acesso dife­renciado aos bens materiais e à cultura, dentre outros. Nessa perspectiva,cabe realçar que o desenvolvimen­to do capitalismo no mundo moderno tem produzido uma desigualdade social estrutural crescente,na medida em que as nações vêem dia-a-dia seu poder subjugado à lógica eco­nômica do mercado. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46466
ISBN: 85 7282 188 0
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_capliv_masfortes.pdf2,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.