Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46462
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Pedagogia: a definição de um campo profissional de conhecimento |
Authors: | Therrien, Jacques |
Keywords: | Modernidade;Campos de conhecimento;Pedagogo |
Issue Date: | 2005 |
Publisher: | Editora UFC |
Citation: | THERRIEN, Jacques. Pedagogia: a definição de um campo profissional de conhecimento. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 290-304. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A modernidade que reconheceu o potencial das racionalidades subjacentes aos processos da natureza, da sociedade e do indivíduo estabeleceu horizontes de emancipação do ser humano no mundo sem, contudo conseguir conciliar a aproximação e o diálogo entre estes três grandes campos de conhecimento. A difusão acelerada de múltiplos saberes e informações produzidas nas mais variadas áreas da ciência e com suporte de referenciais nem sempre coerentes e articuláveis entre si caracteriza a complexidade da sociedade contemporânea. [...] Pretendo, nestas breves reflexões, articular alguns elementos que possam contribuir para uma possível compreensão de quem é o pedagogo e seu papel profissional na área da educação e na sociedade. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46462 |
ISBN: | 85 7282 188 0 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_capliv_jtherrien.pdf | 3,28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.