Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46462
Type: Capítulo de Livro
Title: Pedagogia: a definição de um campo profissional de conhecimento
Authors: Therrien, Jacques
Keywords: Modernidade;Campos de conhecimento;Pedagogo
Issue Date: 2005
Publisher: Editora UFC
Citation: THERRIEN, Jacques. Pedagogia: a definição de um campo profissional de conhecimento. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 290-304.
Abstract in Brazilian Portuguese: A modernidade que reconheceu o potencial das racionalidades subjacentes aos processos da natureza, da sociedade e do indivíduo estabeleceu horizontes de eman­cipação do ser humano no mundo sem, contudo conseguir conciliar a aproximação e o diálogo entre estes três grandes campos de conhecimento. A difusão acelerada de múlti­plos saberes e informações produzidas nas mais variadas áreas da ciência e com suporte de referenciais nem sempre coerentes e articuláveis entre si caracteriza a complexidade da sociedade contemporânea. [...] Pretendo, nestas breves reflexões, articular alguns elementos que possam contribuir para uma possível com­preensão de quem é o pedagogo e seu papel profissional na área da educação e na sociedade. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46462
ISBN: 85 7282 188 0
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_capliv_jtherrien.pdf3,28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.