Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46343
Tipo: Capítulo de Livro
Título: O lugar da dança nos currículos da educação formal em Fortaleza
Autor(es): Botelho, Isabel Maria de Araujo
Palavras-chave: Dança;Educação;Aprendizado sensorial
Data do documento: 2005
Instituição/Editor/Publicador: Editora UFC
Citação: BOTELHO, Isabel Maria de Araujo. O lugar da dança nos currículos da educação formal em Fortaleza. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 265-273.
Resumo: A dança é prazer e arte,é meio de expressão e lin­guagem, é sagrado e profano, integra reinos fantásticos e reais,percorre a história do homem como representante ati­vo entre fatos e conseqüências, é a morte e a vida, é o abandono e a plenitude. [...] Dizer que dança é vida, é corpo-pensamento, é dizer que dança e educação são correlacionais e inseparáveis em nossa evolução como aprendizes, desde os tempos pri­mórdios, anteriores a civilização, até os atuais onde a razão e o instinto convivem em acordo com as mais diversas for­mas de relações humanas. Entende-se então que a educação pelo movimento, facultado pela dança educação, constitui fator essencial para que o homem desenvolva suas capaci­dades, habilidades e possibilidades de expressão e conví­vio, caracterizando um aprendizado sensorial,embora não mecânico e técnico como anteriormente recomendava-se, mas o aprendizado da percepção de si no espaço. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46343
ISBN: 85 7282 188 0
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_capliv_imabotelho.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.