Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46343
Tipo: Capítulo de Livro
Título : O lugar da dança nos currículos da educação formal em Fortaleza
Autor : Botelho, Isabel Maria de Araujo
Palabras clave : Dança;Educação;Aprendizado sensorial
Fecha de publicación : 2005
Editorial : Editora UFC
Citación : BOTELHO, Isabel Maria de Araujo. O lugar da dança nos currículos da educação formal em Fortaleza. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 265-273.
Resumen en portugués brasileño: A dança é prazer e arte,é meio de expressão e lin­guagem, é sagrado e profano, integra reinos fantásticos e reais,percorre a história do homem como representante ati­vo entre fatos e conseqüências, é a morte e a vida, é o abandono e a plenitude. [...] Dizer que dança é vida, é corpo-pensamento, é dizer que dança e educação são correlacionais e inseparáveis em nossa evolução como aprendizes, desde os tempos pri­mórdios, anteriores a civilização, até os atuais onde a razão e o instinto convivem em acordo com as mais diversas for­mas de relações humanas. Entende-se então que a educação pelo movimento, facultado pela dança educação, constitui fator essencial para que o homem desenvolva suas capaci­dades, habilidades e possibilidades de expressão e conví­vio, caracterizando um aprendizado sensorial,embora não mecânico e técnico como anteriormente recomendava-se, mas o aprendizado da percepção de si no espaço. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46343
ISBN : 85 7282 188 0
Aparece en las colecciones: PPGEB - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2005_capliv_imabotelho.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.