Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46343
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | O lugar da dança nos currículos da educação formal em Fortaleza |
Autor : | Botelho, Isabel Maria de Araujo |
Palabras clave : | Dança;Educação;Aprendizado sensorial |
Fecha de publicación : | 2005 |
Editorial : | Editora UFC |
Citación : | BOTELHO, Isabel Maria de Araujo. O lugar da dança nos currículos da educação formal em Fortaleza. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 265-273. |
Resumen en portugués brasileño: | A dança é prazer e arte,é meio de expressão e linguagem, é sagrado e profano, integra reinos fantásticos e reais,percorre a história do homem como representante ativo entre fatos e conseqüências, é a morte e a vida, é o abandono e a plenitude. [...] Dizer que dança é vida, é corpo-pensamento, é dizer que dança e educação são correlacionais e inseparáveis em nossa evolução como aprendizes, desde os tempos primórdios, anteriores a civilização, até os atuais onde a razão e o instinto convivem em acordo com as mais diversas formas de relações humanas. Entende-se então que a educação pelo movimento, facultado pela dança educação, constitui fator essencial para que o homem desenvolva suas capacidades, habilidades e possibilidades de expressão e convívio, caracterizando um aprendizado sensorial,embora não mecânico e técnico como anteriormente recomendava-se, mas o aprendizado da percepção de si no espaço. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46343 |
ISBN : | 85 7282 188 0 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_capliv_imabotelho.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.