Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46318
Tipo: Capítulo de Livro
Título : Reflexões sobre análise de software educativo: base pedagógica, caracterização e princípios para construção de peças Web
Autor : Fernandes, Gildásio Guedes
Miranda, Nilson Fonseca
Palabras clave : Software educativo;Ambiente escolar;Professor como mediador
Fecha de publicación : 2005
Editorial : Editora UFC
Citación : FERNANDES, Gildásio Guedes; MIRANDA, Nilson Fonseca. Reflexões sobre análise de software educativo: base pedagógica, caracterização e princípios para construção de peças Web. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 188-210.
Resumen en portugués brasileño: Este ensaio teórico discorre sobre aspectos fundamen­tais para classificação e avaliação da qualidade de um software educativo.Tem como referências pontos de vista de estudiosos do assunto e apresenta uma nova classifica­ção simples e geral para esse tipo de software. O estudo está dividido em três partes, a saber: base pedagógica de um software educativo; classificação de um software educativo quanto ao tipo e nível de aprendizagem,e critérios para construção de um software para uso educacional.Os recursos tecnológicos, em particular, os softwares educativos, imersos no ambiente escolar, podem contribuir significativamente para a busca da qualidade do ensino, visto que possibilita o desenvolvimento do pensamento ati­vo, dinâmico, a capacidade criativa e a interatividade dos alunos. Contudo, para que ocorra desta forma torna-se ne­cessária a intervenção do professor como mediador, além do que o software utilizado no processo ensino-aprendiza­ gem tenha uma base pedagógica consistente e bem funda­mentada na direção da interatividade. Há de se entender, como premissa básica, que softwares mal elaborados po­dem trazer conseqüências danosas ao processo de ensino e aprendizagem do aluno no ato educativo;este fato/fenôme­no tem provocado um interesse crescente dos pais, educa­dores e instituição de ensino na avaliação de softwares . [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46318
ISBN : 85 7282 188 0
Aparece en las colecciones: PPGEB - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2005_capliv_ggfernandesnfmiranda.pdf4,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.