Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46318
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | Reflexões sobre análise de software educativo: base pedagógica, caracterização e princípios para construção de peças Web |
Autor : | Fernandes, Gildásio Guedes Miranda, Nilson Fonseca |
Palabras clave : | Software educativo;Ambiente escolar;Professor como mediador |
Fecha de publicación : | 2005 |
Editorial : | Editora UFC |
Citación : | FERNANDES, Gildásio Guedes; MIRANDA, Nilson Fonseca. Reflexões sobre análise de software educativo: base pedagógica, caracterização e princípios para construção de peças Web. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 188-210. |
Resumen en portugués brasileño: | Este ensaio teórico discorre sobre aspectos fundamentais para classificação e avaliação da qualidade de um software educativo.Tem como referências pontos de vista de estudiosos do assunto e apresenta uma nova classificação simples e geral para esse tipo de software. O estudo está dividido em três partes, a saber: base pedagógica de um software educativo; classificação de um software educativo quanto ao tipo e nível de aprendizagem,e critérios para construção de um software para uso educacional.Os recursos tecnológicos, em particular, os softwares educativos, imersos no ambiente escolar, podem contribuir significativamente para a busca da qualidade do ensino, visto que possibilita o desenvolvimento do pensamento ativo, dinâmico, a capacidade criativa e a interatividade dos alunos. Contudo, para que ocorra desta forma torna-se necessária a intervenção do professor como mediador, além do que o software utilizado no processo ensino-aprendiza gem tenha uma base pedagógica consistente e bem fundamentada na direção da interatividade. Há de se entender, como premissa básica, que softwares mal elaborados podem trazer conseqüências danosas ao processo de ensino e aprendizagem do aluno no ato educativo;este fato/fenômeno tem provocado um interesse crescente dos pais, educadores e instituição de ensino na avaliação de softwares . [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46318 |
ISBN : | 85 7282 188 0 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_capliv_ggfernandesnfmiranda.pdf | 4,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.