Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46318
Type: Capítulo de Livro
Title: Reflexões sobre análise de software educativo: base pedagógica, caracterização e princípios para construção de peças Web
Authors: Fernandes, Gildásio Guedes
Miranda, Nilson Fonseca
Keywords: Software educativo;Ambiente escolar;Professor como mediador
Issue Date: 2005
Publisher: Editora UFC
Citation: FERNANDES, Gildásio Guedes; MIRANDA, Nilson Fonseca. Reflexões sobre análise de software educativo: base pedagógica, caracterização e princípios para construção de peças Web. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 188-210.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este ensaio teórico discorre sobre aspectos fundamen­tais para classificação e avaliação da qualidade de um software educativo.Tem como referências pontos de vista de estudiosos do assunto e apresenta uma nova classifica­ção simples e geral para esse tipo de software. O estudo está dividido em três partes, a saber: base pedagógica de um software educativo; classificação de um software educativo quanto ao tipo e nível de aprendizagem,e critérios para construção de um software para uso educacional.Os recursos tecnológicos, em particular, os softwares educativos, imersos no ambiente escolar, podem contribuir significativamente para a busca da qualidade do ensino, visto que possibilita o desenvolvimento do pensamento ati­vo, dinâmico, a capacidade criativa e a interatividade dos alunos. Contudo, para que ocorra desta forma torna-se ne­cessária a intervenção do professor como mediador, além do que o software utilizado no processo ensino-aprendiza­ gem tenha uma base pedagógica consistente e bem funda­mentada na direção da interatividade. Há de se entender, como premissa básica, que softwares mal elaborados po­dem trazer conseqüências danosas ao processo de ensino e aprendizagem do aluno no ato educativo;este fato/fenôme­no tem provocado um interesse crescente dos pais, educa­dores e instituição de ensino na avaliação de softwares . [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46318
ISBN: 85 7282 188 0
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_capliv_ggfernandesnfmiranda.pdf4,97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.