Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46317
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Um checklist para avaliar uma plataforma virtual de aprendizagem
Autor(es): Fernandes, Gildásio Guedes
Palavras-chave: Plataforma virtual de aprendizagem;Checklist;Profissionais da Educação
Data do documento: 2005
Instituição/Editor/Publicador: Editora UFC
Citação: FERNANDES, Gildásio Guedes. Um checklist para avaliar uma plataforma virtual de aprendizagem. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 170-187.
Resumo: O presente ensaio tem como objetivo principal apre­sentar uma lista de verificação ou um checklist destinado a avaliar uma plataforma virtual de aprendizagem no todo, mas utilizando-se do ponto de vista que é dado por profis­sionais da área de educação. Observando a bibliografia es­pecializada para avaliação de software notamos que geralmente a avaliação, quando é feita por especialistas da área de informática, tem um enfoque mais técnico não con­templando os requisitos básicos de um sistema de compu­tação para fins educativos. [...] Nos sistemas de computação voltados para educação uma avaliação mais completa aborda aspectos ergonômicos, pedagógicos e de comunicabilidade (SILVA, 2003).A ergonomia pedagógica da Interface Humano-Computador (IHC) é aqui entendida como as ferramentas disponíveis para adaptar os ins­trumentos signos e símbolos mediadores das novas tecnologias de informação e comunicação empregadas para melhor viabiIizar e desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46317
ISBN: 85 7282 188 0
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_capliv_ggfernandes.pdf3,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.