Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46317
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Um checklist para avaliar uma plataforma virtual de aprendizagem |
Authors: | Fernandes, Gildásio Guedes |
Keywords: | Plataforma virtual de aprendizagem;Checklist;Profissionais da Educação |
Issue Date: | 2005 |
Publisher: | Editora UFC |
Citation: | FERNANDES, Gildásio Guedes. Um checklist para avaliar uma plataforma virtual de aprendizagem. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 170-187. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente ensaio tem como objetivo principal apresentar uma lista de verificação ou um checklist destinado a avaliar uma plataforma virtual de aprendizagem no todo, mas utilizando-se do ponto de vista que é dado por profissionais da área de educação. Observando a bibliografia especializada para avaliação de software notamos que geralmente a avaliação, quando é feita por especialistas da área de informática, tem um enfoque mais técnico não contemplando os requisitos básicos de um sistema de computação para fins educativos. [...] Nos sistemas de computação voltados para educação uma avaliação mais completa aborda aspectos ergonômicos, pedagógicos e de comunicabilidade (SILVA, 2003).A ergonomia pedagógica da Interface Humano-Computador (IHC) é aqui entendida como as ferramentas disponíveis para adaptar os instrumentos signos e símbolos mediadores das novas tecnologias de informação e comunicação empregadas para melhor viabiIizar e desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46317 |
ISBN: | 85 7282 188 0 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_capliv_ggfernandes.pdf | 3,57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.