Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46317
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Um checklist para avaliar uma plataforma virtual de aprendizagem |
Autor(es): | Fernandes, Gildásio Guedes |
Palavras-chave: | Plataforma virtual de aprendizagem;Checklist;Profissionais da Educação |
Data do documento: | 2005 |
Instituição/Editor/Publicador: | Editora UFC |
Citação: | FERNANDES, Gildásio Guedes. Um checklist para avaliar uma plataforma virtual de aprendizagem. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 170-187. |
Resumo: | O presente ensaio tem como objetivo principal apresentar uma lista de verificação ou um checklist destinado a avaliar uma plataforma virtual de aprendizagem no todo, mas utilizando-se do ponto de vista que é dado por profissionais da área de educação. Observando a bibliografia especializada para avaliação de software notamos que geralmente a avaliação, quando é feita por especialistas da área de informática, tem um enfoque mais técnico não contemplando os requisitos básicos de um sistema de computação para fins educativos. [...] Nos sistemas de computação voltados para educação uma avaliação mais completa aborda aspectos ergonômicos, pedagógicos e de comunicabilidade (SILVA, 2003).A ergonomia pedagógica da Interface Humano-Computador (IHC) é aqui entendida como as ferramentas disponíveis para adaptar os instrumentos signos e símbolos mediadores das novas tecnologias de informação e comunicação empregadas para melhor viabiIizar e desenvolver o processo de ensino-aprendizagem. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46317 |
ISBN: | 85 7282 188 0 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_capliv_ggfernandes.pdf | 3,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.