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Tipo: Capítulo de Livro
Título: Universidade pública e formação docente na reforma educativa brasileira
Autor(es): Evangelista, Armstrong Miranda
Palavras-chave: Reformas do Estado brasileiro;Educação;Mundo da política e economia
Data do documento: 2005
Instituição/Editor/Publicador: Editora UFC
Citação: EVANGELISTA, Armstrong Miranda. Universidade pública e formação docente na reforma educativa brasileira. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 111-127.
Resumo: O presente texto, que resulta basicamente das dis­cussões realizadas, durante os seminários da disciplina Edu­cação Brasileira, do curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da Universidade Fede­ral do Ceará, busca retratar as reformas do Estado brasileiro na última década e seus sensíveis efeitos na educação. O texto apresenta-se em duas partes. A primeira parte foi dedicada à análise da conjuntura educacional brasileira atual, destacando-se o entrelaçamento do mundo da educação com o mundo da política e da economia. Na Segunda parte, foram envidados esforços no sentido de caracterizar os modelos de prática educativa em voga na atualidade, pro­curando-se ver seus nexos causais com o sistema. A reforma do estado brasileiro na década de noven­ta impôs um duro golpe à Educação Superior brasileira, redundando num processo de desmantelamento e contro­le das universidades públicas. Na esfera governamental, engendrou-se, organicamente, um conjunto de ações ma­terializadas num pacote de medidas direcionadas para a educação, que passariam, conforme os ditames governa­mentais, a ter uma função utiIitária e pragmática, cujo modus operandi atenderia princípios advindos de um sis­tema de gestão nos moldes mercadológicos. O conteúdo do referido pacote expressa bem essa interpretação, discri­minando: diminuição dos recursos, exigência de eficiên­cia e produtividade,aligeiramento da formação,avaliação ordotoxa etc. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46231
ISBN: 85 7282 188 0
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