Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorEvangelista, Armstrong Miranda-
dc.date.accessioned2019-09-27T15:04:03Z-
dc.date.available2019-09-27T15:04:03Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationEVANGELISTA, Armstrong Miranda. Universidade pública e formação docente na reforma educativa brasileira. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 111-127.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7282 188 0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46231-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora UFCpt_BR
dc.subjectReformas do Estado brasileiropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMundo da política e economiapt_BR
dc.titleUniversidade pública e formação docente na reforma educativa brasileirapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente texto, que resulta basicamente das dis­cussões realizadas, durante os seminários da disciplina Edu­cação Brasileira, do curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da Universidade Fede­ral do Ceará, busca retratar as reformas do Estado brasileiro na última década e seus sensíveis efeitos na educação. O texto apresenta-se em duas partes. A primeira parte foi dedicada à análise da conjuntura educacional brasileira atual, destacando-se o entrelaçamento do mundo da educação com o mundo da política e da economia. Na Segunda parte, foram envidados esforços no sentido de caracterizar os modelos de prática educativa em voga na atualidade, pro­curando-se ver seus nexos causais com o sistema. A reforma do estado brasileiro na década de noven­ta impôs um duro golpe à Educação Superior brasileira, redundando num processo de desmantelamento e contro­le das universidades públicas. Na esfera governamental, engendrou-se, organicamente, um conjunto de ações ma­terializadas num pacote de medidas direcionadas para a educação, que passariam, conforme os ditames governa­mentais, a ter uma função utiIitária e pragmática, cujo modus operandi atenderia princípios advindos de um sis­tema de gestão nos moldes mercadológicos. O conteúdo do referido pacote expressa bem essa interpretação, discri­minando: diminuição dos recursos, exigência de eficiên­cia e produtividade,aligeiramento da formação,avaliação ordotoxa etc. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_capliv_amevangelista.pdf3,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.