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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46231
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Evangelista, Armstrong Miranda | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T15:04:03Z | - |
dc.date.available | 2019-09-27T15:04:03Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | EVANGELISTA, Armstrong Miranda. Universidade pública e formação docente na reforma educativa brasileira. In: ALBUQUERQUE, Luiz Botelho (org.). Currículos contemporâneos: formação, diversidade e identidades em transição. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 111-127. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7282 188 0 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46231 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora UFC | pt_BR |
dc.subject | Reformas do Estado brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Mundo da política e economia | pt_BR |
dc.title | Universidade pública e formação docente na reforma educativa brasileira | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente texto, que resulta basicamente das discussões realizadas, durante os seminários da disciplina Educação Brasileira, do curso de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, busca retratar as reformas do Estado brasileiro na última década e seus sensíveis efeitos na educação. O texto apresenta-se em duas partes. A primeira parte foi dedicada à análise da conjuntura educacional brasileira atual, destacando-se o entrelaçamento do mundo da educação com o mundo da política e da economia. Na Segunda parte, foram envidados esforços no sentido de caracterizar os modelos de prática educativa em voga na atualidade, procurando-se ver seus nexos causais com o sistema. A reforma do estado brasileiro na década de noventa impôs um duro golpe à Educação Superior brasileira, redundando num processo de desmantelamento e controle das universidades públicas. Na esfera governamental, engendrou-se, organicamente, um conjunto de ações materializadas num pacote de medidas direcionadas para a educação, que passariam, conforme os ditames governamentais, a ter uma função utiIitária e pragmática, cujo modus operandi atenderia princípios advindos de um sistema de gestão nos moldes mercadológicos. O conteúdo do referido pacote expressa bem essa interpretação, discriminando: diminuição dos recursos, exigência de eficiência e produtividade,aligeiramento da formação,avaliação ordotoxa etc. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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