Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45805
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | Sociedade atual, currículo e gestão escolar |
Autor : | Ribeiro, Luís Távora Furtado |
Palabras clave : | Sociedade;Currículo;Gestão;Educação |
Fecha de publicación : | 2010 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Sociedade atual, currículo e gestão escolar. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza: Edições UFC, 2010. p. 154-164. |
Resumen en portugués brasileño: | Apresentamos aspectos centrais da sociedade atual que vão interferir na constituição de subjetividades, no contexto social e na vida cotidiana. Dentre eles aqueles que Giddens (2000) denomina "ordem da transformação" e outros que mencionamos como; - a crescente institucionalização da vida; - a radicalização da mudança; - a constituição de subjetividades num contexto de extrema diferenciação e hierarquização; - ao lado de um pertencimento cada vez maior a um mundo global, mas em que todos os sujeitos interferem com suas opções e escolhas mais ou menos dependentes ou autônomas. Logo a seguir, também apresentamos opções de políticas educacionais que buscavam, na década de 1990, inserir o Brasil de forma subordinada e irreversível no processo de mundialização da educação básica, nesse contexto, marcado pelo movimento e pela transformação. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45805 |
ISBN : | 978-85-7282-389-0 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_capliv_ltfribeiro.pdf | 6,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.