Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45805
Type: Capítulo de Livro
Title: Sociedade atual, currículo e gestão escolar
Authors: Ribeiro, Luís Távora Furtado
Keywords: Sociedade;Currículo;Gestão;Educação
Issue Date: 2010
Publisher: Edições UFC
Citation: RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Sociedade atual, currículo e gestão escolar. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza: Edições UFC, 2010. p. 154-164.
Abstract in Brazilian Portuguese: Apresentamos aspectos centrais da sociedade atual que vão interferir na constituição de subjetividades, no contexto social e na vida cotidiana. Dentre eles aqueles que Giddens (2000) denomina "ordem da transformação" e outros que mencionamos como; - a crescente institucionalização da vida; - a radicalização da mudança; - a constituição de subjetividades num contexto de extrema diferenciação e hierarquização; - ao lado de um pertencimento cada vez maior a um mundo global, mas em que todos os sujeitos interferem com suas opções e escolhas mais ou menos dependentes ou autônomas. Logo a seguir, também apresentamos opções de políticas educacionais que buscavam, na década de 1990, inserir o Brasil de forma subordinada e irreversível no processo de mundialização da educação básica, nesse contexto, marcado pelo movimento e pela transformação. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45805
ISBN: 978-85-7282-389-0
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_capliv_ltfribeiro.pdf6,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.