Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45805
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Sociedade atual, currículo e gestão escolar
Autor(es): Ribeiro, Luís Távora Furtado
Palavras-chave: Sociedade;Currículo;Gestão;Educação
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Sociedade atual, currículo e gestão escolar. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza: Edições UFC, 2010. p. 154-164.
Resumo: Apresentamos aspectos centrais da sociedade atual que vão interferir na constituição de subjetividades, no contexto social e na vida cotidiana. Dentre eles aqueles que Giddens (2000) denomina "ordem da transformação" e outros que mencionamos como; - a crescente institucionalização da vida; - a radicalização da mudança; - a constituição de subjetividades num contexto de extrema diferenciação e hierarquização; - ao lado de um pertencimento cada vez maior a um mundo global, mas em que todos os sujeitos interferem com suas opções e escolhas mais ou menos dependentes ou autônomas. Logo a seguir, também apresentamos opções de políticas educacionais que buscavam, na década de 1990, inserir o Brasil de forma subordinada e irreversível no processo de mundialização da educação básica, nesse contexto, marcado pelo movimento e pela transformação. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45805
ISBN: 978-85-7282-389-0
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_capliv_ltfribeiro.pdf6,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.