Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45805
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Sociedade atual, currículo e gestão escolar |
Autor(es): | Ribeiro, Luís Távora Furtado |
Palavras-chave: | Sociedade;Currículo;Gestão;Educação |
Data do documento: | 2010 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | RIBEIRO, Luís Távora Furtado. Sociedade atual, currículo e gestão escolar. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza: Edições UFC, 2010. p. 154-164. |
Resumo: | Apresentamos aspectos centrais da sociedade atual que vão interferir na constituição de subjetividades, no contexto social e na vida cotidiana. Dentre eles aqueles que Giddens (2000) denomina "ordem da transformação" e outros que mencionamos como; - a crescente institucionalização da vida; - a radicalização da mudança; - a constituição de subjetividades num contexto de extrema diferenciação e hierarquização; - ao lado de um pertencimento cada vez maior a um mundo global, mas em que todos os sujeitos interferem com suas opções e escolhas mais ou menos dependentes ou autônomas. Logo a seguir, também apresentamos opções de políticas educacionais que buscavam, na década de 1990, inserir o Brasil de forma subordinada e irreversível no processo de mundialização da educação básica, nesse contexto, marcado pelo movimento e pela transformação. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45805 |
ISBN: | 978-85-7282-389-0 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_capliv_ltfribeiro.pdf | 6,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.