Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44851
Tipo: Resumo
Título: Uso da química forense como proposta de ensino fundamentada na aprendizagem significativa.
Autor(es): Souza, Ana Kedyna Ribeiro de
Sampaio, Caroline de Goes
Silva, Maria Goretti de Vasconcelos
Palavras-chave: Ensino em química;Química forense;Aprendizagem significativa
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SOUZA, Ana Kedyna Ribeiro de; SAMPAIO, Caroline de Goes; SILVA, Maria Goretti de Vasconcelos. Uso da química forense como proposta de ensino fundamentada na aprendizagem significativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).
Resumo: O ensino de química no nível médio caracteriza-se frequentemente como um processo de aprendizagem pautado pela memorização e falta de significado. Os professores demonstram dificuldades em relacionar a química com eventos do cotidiano e priorizam a metodologia tradicional. Neste trabalho, uma proposta fundamentada na aprendizagem significativa utilizando a química forense, foi aplicada em uma escola de Ensino Médio no Município de Maracanaú - Ceará, com o objetivo de contribuir com a aprendizagem significativa na disciplina de química e analisar as percepções dos estudantes com relação ao interesse e compreensão de fenômenos químicos. No percurso metodológico, a questão da violência no município foi abordada em diálogo com a química forense, na elucidação de crimes fictícios através de experimentação química, sendo relacionados aos conteúdos formais de química, tais como ácidos e bases, oxidação e redução, solubilidade, entre outros. Três (3) questionários foram aplicados e os principais resultados evidenciaram diferenças na atitude dos alunos, com desenvolvimento de competências relacionadas a construção e aplicação de conceitos em várias áreas da química, bem como a capacidade de tomada de decisões diante de situações problema. Concluiu-se que o resgate do interesse dos estudantes para os conteúdos de química possibilitou contribuir positivamente com a aprendizagem significativa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44851
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_akrsouza.pdf50,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.