Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44851
Tipo: | Resumo |
Título : | Uso da química forense como proposta de ensino fundamentada na aprendizagem significativa. |
Autor : | Souza, Ana Kedyna Ribeiro de Sampaio, Caroline de Goes Silva, Maria Goretti de Vasconcelos |
Palabras clave : | Ensino em química;Química forense;Aprendizagem significativa |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | SOUZA, Ana Kedyna Ribeiro de; SAMPAIO, Caroline de Goes; SILVA, Maria Goretti de Vasconcelos. Uso da química forense como proposta de ensino fundamentada na aprendizagem significativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
Resumen en portugués brasileño: | O ensino de química no nível médio caracteriza-se frequentemente como um processo de aprendizagem pautado pela memorização e falta de significado. Os professores demonstram dificuldades em relacionar a química com eventos do cotidiano e priorizam a metodologia tradicional. Neste trabalho, uma proposta fundamentada na aprendizagem significativa utilizando a química forense, foi aplicada em uma escola de Ensino Médio no Município de Maracanaú - Ceará, com o objetivo de contribuir com a aprendizagem significativa na disciplina de química e analisar as percepções dos estudantes com relação ao interesse e compreensão de fenômenos químicos. No percurso metodológico, a questão da violência no município foi abordada em diálogo com a química forense, na elucidação de crimes fictícios através de experimentação química, sendo relacionados aos conteúdos formais de química, tais como ácidos e bases, oxidação e redução, solubilidade, entre outros. Três (3) questionários foram aplicados e os principais resultados evidenciaram diferenças na atitude dos alunos, com desenvolvimento de competências relacionadas a construção e aplicação de conceitos em várias áreas da química, bem como a capacidade de tomada de decisões diante de situações problema. Concluiu-se que o resgate do interesse dos estudantes para os conteúdos de química possibilitou contribuir positivamente com a aprendizagem significativa. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44851 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_akrsouza.pdf | 50,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.