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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44851
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Ana Kedyna Ribeiro de | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Caroline de Goes | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Goretti de Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-20T14:02:09Z | - |
dc.date.available | 2019-08-20T14:02:09Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Ana Kedyna Ribeiro de; SAMPAIO, Caroline de Goes; SILVA, Maria Goretti de Vasconcelos. Uso da química forense como proposta de ensino fundamentada na aprendizagem significativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44851 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino em química | pt_BR |
dc.subject | Química forense | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title | Uso da química forense como proposta de ensino fundamentada na aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O ensino de química no nível médio caracteriza-se frequentemente como um processo de aprendizagem pautado pela memorização e falta de significado. Os professores demonstram dificuldades em relacionar a química com eventos do cotidiano e priorizam a metodologia tradicional. Neste trabalho, uma proposta fundamentada na aprendizagem significativa utilizando a química forense, foi aplicada em uma escola de Ensino Médio no Município de Maracanaú - Ceará, com o objetivo de contribuir com a aprendizagem significativa na disciplina de química e analisar as percepções dos estudantes com relação ao interesse e compreensão de fenômenos químicos. No percurso metodológico, a questão da violência no município foi abordada em diálogo com a química forense, na elucidação de crimes fictícios através de experimentação química, sendo relacionados aos conteúdos formais de química, tais como ácidos e bases, oxidação e redução, solubilidade, entre outros. Três (3) questionários foram aplicados e os principais resultados evidenciaram diferenças na atitude dos alunos, com desenvolvimento de competências relacionadas a construção e aplicação de conceitos em várias áreas da química, bem como a capacidade de tomada de decisões diante de situações problema. Concluiu-se que o resgate do interesse dos estudantes para os conteúdos de química possibilitou contribuir positivamente com a aprendizagem significativa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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