Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44851
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Ana Kedyna Ribeiro de-
dc.contributor.authorSampaio, Caroline de Goes-
dc.contributor.authorSilva, Maria Goretti de Vasconcelos-
dc.date.accessioned2019-08-20T14:02:09Z-
dc.date.available2019-08-20T14:02:09Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Kedyna Ribeiro de; SAMPAIO, Caroline de Goes; SILVA, Maria Goretti de Vasconcelos. Uso da química forense como proposta de ensino fundamentada na aprendizagem significativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44851-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino em químicapt_BR
dc.subjectQuímica forensept_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleUso da química forense como proposta de ensino fundamentada na aprendizagem significativa.pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ensino de química no nível médio caracteriza-se frequentemente como um processo de aprendizagem pautado pela memorização e falta de significado. Os professores demonstram dificuldades em relacionar a química com eventos do cotidiano e priorizam a metodologia tradicional. Neste trabalho, uma proposta fundamentada na aprendizagem significativa utilizando a química forense, foi aplicada em uma escola de Ensino Médio no Município de Maracanaú - Ceará, com o objetivo de contribuir com a aprendizagem significativa na disciplina de química e analisar as percepções dos estudantes com relação ao interesse e compreensão de fenômenos químicos. No percurso metodológico, a questão da violência no município foi abordada em diálogo com a química forense, na elucidação de crimes fictícios através de experimentação química, sendo relacionados aos conteúdos formais de química, tais como ácidos e bases, oxidação e redução, solubilidade, entre outros. Três (3) questionários foram aplicados e os principais resultados evidenciaram diferenças na atitude dos alunos, com desenvolvimento de competências relacionadas a construção e aplicação de conceitos em várias áreas da química, bem como a capacidade de tomada de decisões diante de situações problema. Concluiu-se que o resgate do interesse dos estudantes para os conteúdos de química possibilitou contribuir positivamente com a aprendizagem significativa.pt_BR
Aparece nas coleções:EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_akrsouza.pdf50,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.