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Type: TCC
Title: Os conflitos interpessoais na educação infantil segundo Wallon
Authors: Dantas, Susy Ingridy Ribeiro
Advisor: Viana, Tania Vicente
Keywords: Educação Infantil;Crianças - Desenvolvimento;Psicologia infantil
Issue Date: 2013
Citation: DANTAS, S. I. R. Os conflitos interpessoais na educação infantil segundo Wallon. 2013. 41 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este estudo bibliográfico reflete sobre os conflitos entre crianças na fase pré-escolar segundo a abordagem walloniana. Seu objetivo geral consiste em compreender os motivos da existência de conflitos interpessoais na Educação Infantil, tendo como fundamento as fases de desenvolvimento do sujeito, segundo Wallon. De modo específico, intenciona: i) abordar a concepção de desenvolvimento de Wallon; ii) apresentar as ideias de Wallon sobre a Educação da pessoa completa e iii) analisar os conflitos interpessoais na Educação Infantil, enfatizando o ambiente escolar e a ação docente. A teoria psicogenética de Wallon propõe o estudo contextualizado das condutas infantis, ou seja, para compreender a criança e seu comportamento, é necessário considerar aspectos de seu contexto social, familiar, cultural (WALLON, 1975, 2007, 2008). Em sua teoria, enfoca o desenvolvimento em seus domínios afetivo, cognitivo e motor; os conflitos interpessoais, na Educação Infantil, se configuram como fator dinamogênico desse desenvolvimento. A prática pedagógica deve se pautar no conhecimento do aluno, por isso, a psicogenética walloniana se torna um importante instrumento, porque permite, ao docente, conhecer as necessidades específicas de cada etapa e intervir pedagogicamente em benefício do desenvolvimento e da aprendizagem da criança, de forma consciente e responsável, fundamentado tanto em valores morais e sociais, como em objetivos e metas educacionais. Por conseguinte, a escola consiste em um lugar de primordial importância para a compreensão das condutas individuais e Wallon assinala essa contribuição escolar no que diz respeito ao atendimento educacional do indivíduo de acordo com a totalidade dos domínios que o constituem. Portanto, sendo o conflito caracterizado como mola propulsora do desenvolvimento, a escola deve ser um espaço que o provoca e acolhe, e, diante dele, o docente precisa atuar de forma pedagógica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44340
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

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