Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44340
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorViana, Tania Vicente-
dc.contributor.authorDantas, Susy Ingridy Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-08-01T11:39:14Z-
dc.date.available2019-08-01T11:39:14Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationDANTAS, S. I. R. Os conflitos interpessoais na educação infantil segundo Wallon. 2013. 41 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44340-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectPsicologia infantilpt_BR
dc.titleOs conflitos interpessoais na educação infantil segundo Wallonpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo bibliográfico reflete sobre os conflitos entre crianças na fase pré-escolar segundo a abordagem walloniana. Seu objetivo geral consiste em compreender os motivos da existência de conflitos interpessoais na Educação Infantil, tendo como fundamento as fases de desenvolvimento do sujeito, segundo Wallon. De modo específico, intenciona: i) abordar a concepção de desenvolvimento de Wallon; ii) apresentar as ideias de Wallon sobre a Educação da pessoa completa e iii) analisar os conflitos interpessoais na Educação Infantil, enfatizando o ambiente escolar e a ação docente. A teoria psicogenética de Wallon propõe o estudo contextualizado das condutas infantis, ou seja, para compreender a criança e seu comportamento, é necessário considerar aspectos de seu contexto social, familiar, cultural (WALLON, 1975, 2007, 2008). Em sua teoria, enfoca o desenvolvimento em seus domínios afetivo, cognitivo e motor; os conflitos interpessoais, na Educação Infantil, se configuram como fator dinamogênico desse desenvolvimento. A prática pedagógica deve se pautar no conhecimento do aluno, por isso, a psicogenética walloniana se torna um importante instrumento, porque permite, ao docente, conhecer as necessidades específicas de cada etapa e intervir pedagogicamente em benefício do desenvolvimento e da aprendizagem da criança, de forma consciente e responsável, fundamentado tanto em valores morais e sociais, como em objetivos e metas educacionais. Por conseguinte, a escola consiste em um lugar de primordial importância para a compreensão das condutas individuais e Wallon assinala essa contribuição escolar no que diz respeito ao atendimento educacional do indivíduo de acordo com a totalidade dos domínios que o constituem. Portanto, sendo o conflito caracterizado como mola propulsora do desenvolvimento, a escola deve ser um espaço que o provoca e acolhe, e, diante dele, o docente precisa atuar de forma pedagógica.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_sirdantas.pdf668,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.