Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42999
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Organização de Sistema de Dados e Indicadores da Qualidade Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Authors: | Andriola, Wagner Bandeira |
Keywords: | Avaliação - Princípios;Universidade Federal do Ceará - Avaliação Institucional;Aprendizagem - Universidade Federal do Ceará |
Issue Date: | 2005 |
Citation: | ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Organização de Sistema de Dados e Indicadores da Qualidade Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC). In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Avaliação: múltiplos olhares em torno da educação. Fortaleza: Editora UFC, 2005. p. 151-180. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Muito provavelmente cada um de nós haverá tentado elaborar; em um dado momento ou situação, algum conceito para avaliação. Cabe destacar que atrás de um mesmo termo se escondem muitos conteúdos semânticos (CASANOVA, 1997). Por exemplo, os ingleses utilizam diferentes palavras para designar os conteúdos que nós incluímos no termo avaliação: accountability, assessment, evaluation, appraisal, sett-evaluation, sett-essessment. etc (CONTERA, 1995; SOBRINHO, 2003). Com isso, desejamos enfatizar dois aspectos: (i) resulta absolutamente imprescindível aclarar o tipo de avaliação ao qual nos referimos, porque (ii) acreditamos, equivocadamente, que estamos entendendo-nos quando abordamos a temática da avaliação. Ao sabermos que estamos lidando com diferentes idéias, visões e conceitos, será possível. então, avançarmos na direção de um modelo conceitual. condizente com os objetivos e metas pretendidas pela sociedade (CASANOVA,1992). [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42999 |
ISBN: | 85-7282-172-4 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_capliv_wbandriola.pdf | 19,34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.