Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41508
Tipo: Artigo de Evento
Título: A construção da práxis e da formação docente em interface com a tecnologia
Autor(es): Pinheiro, Maria Nerice dos Santos
Araújo, Osmar Hélio Alves
Palavras-chave: Tarefas cotidianas;Práticas pedagógicas
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: EdUECE
Citação: PINHEIRO, Maria Nerice dos Santos; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. A construção da práxis e da formação docente em interface com a tecnologia. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 688-696. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
Resumo: Atualmente a proliferação dos avanços tecnológicos permeiam todos os setores da sociedade, inclusive na educação, visando contribuir para a praticidade das tarefas cotidianas e apresentam-se prósperos para o enriquecimento das práticas pedagógicas a partir dos seus recursos, dentre eles o computador, a internet e os softwares. Estamos em um momento em que a escola é interpelada pelas mudanças trazidas ao contexto social pelas transformações tecnológicas que estão a solicitar a sua inserção nos processos ensino e aprendizagem a fim de fazer cercear do campo educativo o ensino tradicional e transpor as fronteiras da distância que separa a escola das inovações tecnológicas. Bem como, para fazer emergir um paradigma educacional a partir do qual a escola oportunize aos discentes proatividade na construção do conhecimento por meio de uma aprendizagem interativa, colaborativa e rica em recursos que possibilitem recriar a realidade. Em interface aos recursos tecnológicos,convém perguntarmos: a escola está preparada para utilizar de forma coerente e adequada esses recursos? Seguindo a mesma linha de pensamento é oportuno acrescentarmos: há a necessidade de transformarmos a escola em uma instituição contemporânea? Como atrelar as frequentes mudanças tecnológicas a formação dos professores a fim de instrumentalizá-los para utilizar os recursos tecnológicos de forma laboriosa e eficiente no cotidiano escolar?[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41508
ISSN: 2447 2085
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_mnspinheiro.pdf13,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.