Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41508
Tipo: Artigo de Evento
Título : A construção da práxis e da formação docente em interface com a tecnologia
Autor : Pinheiro, Maria Nerice dos Santos
Araújo, Osmar Hélio Alves
Palabras clave : Tarefas cotidianas;Práticas pedagógicas
Fecha de publicación : 2015
Editorial : EdUECE
Citación : PINHEIRO, Maria Nerice dos Santos; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. A construção da práxis e da formação docente em interface com a tecnologia. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 688-696. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
Resumen en portugués brasileño: Atualmente a proliferação dos avanços tecnológicos permeiam todos os setores da sociedade, inclusive na educação, visando contribuir para a praticidade das tarefas cotidianas e apresentam-se prósperos para o enriquecimento das práticas pedagógicas a partir dos seus recursos, dentre eles o computador, a internet e os softwares. Estamos em um momento em que a escola é interpelada pelas mudanças trazidas ao contexto social pelas transformações tecnológicas que estão a solicitar a sua inserção nos processos ensino e aprendizagem a fim de fazer cercear do campo educativo o ensino tradicional e transpor as fronteiras da distância que separa a escola das inovações tecnológicas. Bem como, para fazer emergir um paradigma educacional a partir do qual a escola oportunize aos discentes proatividade na construção do conhecimento por meio de uma aprendizagem interativa, colaborativa e rica em recursos que possibilitem recriar a realidade. Em interface aos recursos tecnológicos,convém perguntarmos: a escola está preparada para utilizar de forma coerente e adequada esses recursos? Seguindo a mesma linha de pensamento é oportuno acrescentarmos: há a necessidade de transformarmos a escola em uma instituição contemporânea? Como atrelar as frequentes mudanças tecnológicas a formação dos professores a fim de instrumentalizá-los para utilizar os recursos tecnológicos de forma laboriosa e eficiente no cotidiano escolar?[...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41508
ISSN : 2447 2085
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_eve_mnspinheiro.pdf13,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.