Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39205
Tipo: Artigo de Evento
Título : Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD
Autor : Coutinho, Ana Josiele Ferreira
Tavares, Diego Rodrigues
Oliveira, Maria Lucijane Gomes de
Palabras clave : Web 2.0;Socialização;Teorias de aprendizagem
Fecha de publicación : 2013
Citación : COUTINHO, Ana Josiele Ferreira; TAVARES, Diego Rodrigues; OLIVEIRA, Maria Lucijane Gomes de. Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1235-1243.
Resumen en portugués brasileño: A emergência da web 2.0, aliada aos agentes comunicativos artificiais, sistemas inteligentes e interativos capazes de socializar com pessoas reais em diferentes contextos, possibilitou o surgimento do conectivismo. Proposto por Siemens (2004), como novo paradigma de ensino-aprendizagem, o conectivismo surge como uma alternativa aos atuais padrões estabelecidos pelas teorias de aprendizagem (Behaviorismo, Cognitivismo, Construtivismo etc.) que foram desenvolvidas em uma época na qual a tecnologia não tinha um impacto tão notório sobre aspectos muito diversos de nossas vidas. Reconhecendo a importância das ferramentas como objetos na constituição do aprendizado e os reflexos do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na construção da identidade, no desenvolvimento da cognição e, portanto, de conhecimento, o conectivismo tem seus princípios fundamentados em redes de relações estáveis entre pessoas que interagem entre si segundo seus interesses individuais. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39205
ISBN : 978 85 7915 171 2
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_eve_mlgoliveira.pdf3,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.