Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39205
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Coutinho, Ana Josiele Ferreira | - |
dc.contributor.author | Tavares, Diego Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Lucijane Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-25T12:51:11Z | - |
dc.date.available | 2019-01-25T12:51:11Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | COUTINHO, Ana Josiele Ferreira; TAVARES, Diego Rodrigues; OLIVEIRA, Maria Lucijane Gomes de. Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1235-1243. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 7915 171 2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39205 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Web 2.0 | pt_BR |
dc.subject | Socialização | pt_BR |
dc.subject | Teorias de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A emergência da web 2.0, aliada aos agentes comunicativos artificiais, sistemas inteligentes e interativos capazes de socializar com pessoas reais em diferentes contextos, possibilitou o surgimento do conectivismo. Proposto por Siemens (2004), como novo paradigma de ensino-aprendizagem, o conectivismo surge como uma alternativa aos atuais padrões estabelecidos pelas teorias de aprendizagem (Behaviorismo, Cognitivismo, Construtivismo etc.) que foram desenvolvidas em uma época na qual a tecnologia não tinha um impacto tão notório sobre aspectos muito diversos de nossas vidas. Reconhecendo a importância das ferramentas como objetos na constituição do aprendizado e os reflexos do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na construção da identidade, no desenvolvimento da cognição e, portanto, de conhecimento, o conectivismo tem seus princípios fundamentados em redes de relações estáveis entre pessoas que interagem entre si segundo seus interesses individuais. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_mlgoliveira.pdf | 3,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.