Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39205
Type: Artigo de Evento
Title: Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD
Authors: Coutinho, Ana Josiele Ferreira
Tavares, Diego Rodrigues
Oliveira, Maria Lucijane Gomes de
Keywords: Web 2.0;Socialização;Teorias de aprendizagem
Issue Date: 2013
Citation: COUTINHO, Ana Josiele Ferreira; TAVARES, Diego Rodrigues; OLIVEIRA, Maria Lucijane Gomes de. Aplicações pedagógicas do conectivismo pelo designer instrucional na EAD. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 1235-1243.
Abstract in Brazilian Portuguese: A emergência da web 2.0, aliada aos agentes comunicativos artificiais, sistemas inteligentes e interativos capazes de socializar com pessoas reais em diferentes contextos, possibilitou o surgimento do conectivismo. Proposto por Siemens (2004), como novo paradigma de ensino-aprendizagem, o conectivismo surge como uma alternativa aos atuais padrões estabelecidos pelas teorias de aprendizagem (Behaviorismo, Cognitivismo, Construtivismo etc.) que foram desenvolvidas em uma época na qual a tecnologia não tinha um impacto tão notório sobre aspectos muito diversos de nossas vidas. Reconhecendo a importância das ferramentas como objetos na constituição do aprendizado e os reflexos do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na construção da identidade, no desenvolvimento da cognição e, portanto, de conhecimento, o conectivismo tem seus princípios fundamentados em redes de relações estáveis entre pessoas que interagem entre si segundo seus interesses individuais. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39205
ISBN: 978 85 7915 171 2
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_mlgoliveira.pdf3,17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.