Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38820
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Os desafios da avaliação da aprendizagem e a (re)significação da prática pedagógica: um caminho a percorrer |
Autor(es): | Rocha, Antonia Rozimar Machado e |
Palavras-chave: | Avaliação escolar;Ensino;Práticas pedagógicas |
Data do documento: | 2005 |
Citação: | ROCHA, Antonia Rozimar Machado e. Os desafios da avaliação da aprendizagem e a (re)significação da prática pedagógica: um caminho a percorrer. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. |
Resumo: | Em meio a tantos debates no campo da avaliação escolar, apoiados seja por cientistas educacionais ou ancorados nas novas leis de ensino, nossa pesquisa aponta para a reflexão do papel que a avaliação da aprendizagem vem assumindo nos últimos anos (mormente a partir da década de 1990), analisando o processo educacional e avaliativo no sistema capitalista, caracterizado como tradicional e classificatório e as possibilidades de adoção de uma nova forma de avaliar a aprendizagem a partir da (re)significação da prática pedagógica docente. No centro do debate abordaremos a questão da distorção da avaliação e a participação dos professores na busca de uma nova prática pedagógica e avaliativa e como a avaliação tem sido utilizada pelo sistema capitalista, pelos mais variados mecanismos, como elemento de inculcação ideológica de fracasso individual.[..] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38820 |
ISBN: | 85-7485-091-8 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_eve_armerrocha.pdf | 99,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.