Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38820
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Os desafios da avaliação da aprendizagem e a (re)significação da prática pedagógica: um caminho a percorrer |
Authors: | Rocha, Antonia Rozimar Machado e |
Keywords: | Avaliação escolar;Ensino;Práticas pedagógicas |
Issue Date: | 2005 |
Citation: | ROCHA, Antonia Rozimar Machado e. Os desafios da avaliação da aprendizagem e a (re)significação da prática pedagógica: um caminho a percorrer. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Em meio a tantos debates no campo da avaliação escolar, apoiados seja por cientistas educacionais ou ancorados nas novas leis de ensino, nossa pesquisa aponta para a reflexão do papel que a avaliação da aprendizagem vem assumindo nos últimos anos (mormente a partir da década de 1990), analisando o processo educacional e avaliativo no sistema capitalista, caracterizado como tradicional e classificatório e as possibilidades de adoção de uma nova forma de avaliar a aprendizagem a partir da (re)significação da prática pedagógica docente. No centro do debate abordaremos a questão da distorção da avaliação e a participação dos professores na busca de uma nova prática pedagógica e avaliativa e como a avaliação tem sido utilizada pelo sistema capitalista, pelos mais variados mecanismos, como elemento de inculcação ideológica de fracasso individual.[..] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38820 |
ISBN: | 85-7485-091-8 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_eve_armerrocha.pdf | 99,91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.