Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38820
Tipo: Artigo de Evento
Título: Os desafios da avaliação da aprendizagem e a (re)significação da prática pedagógica: um caminho a percorrer
Autor(es): Rocha, Antonia Rozimar Machado e
Palavras-chave: Avaliação escolar;Ensino;Práticas pedagógicas
Data do documento: 2005
Citação: ROCHA, Antonia Rozimar Machado e. Os desafios da avaliação da aprendizagem e a (re)significação da prática pedagógica: um caminho a percorrer. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
Resumo: Em meio a tantos debates no campo da avaliação escolar, apoiados seja por cientistas educacionais ou ancorados nas novas leis de ensino, nossa pesquisa aponta para a reflexão do papel que a avaliação da aprendizagem vem assumindo nos últimos anos (mormente a partir da década de 1990), analisando o processo educacional e avaliativo no sistema capitalista, caracterizado como tradicional e classificatório e as possibilidades de adoção de uma nova forma de avaliar a aprendizagem a partir da (re)significação da prática pedagógica docente. No centro do debate abordaremos a questão da distorção da avaliação e a participação dos professores na busca de uma nova prática pedagógica e avaliativa e como a avaliação tem sido utilizada pelo sistema capitalista, pelos mais variados mecanismos, como elemento de inculcação ideológica de fracasso individual.[..]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38820
ISBN: 85-7485-091-8
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_eve_armerrocha.pdf99,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.