Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38061
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Avaliação da aprendizagem no ensino superior: como estou avaliando? |
Autor(es): | Gurgel, Carmesina Ribeiro Silva, Aline do Nascimento e Silva, Nayana do Nascimento e Aguiar, Germaine Elshout de |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem;Ensino Superior;Avaliação como instrumento de medida |
Data do documento: | 2010 |
Instituição/Editor/Publicador: | V Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citação: | GURGEL, Carmesina Ribeiro; SILVA, Aline do Nascimento e; SILVA, Nayana do Nascimento e; AGUIAR, Germaine Elshout de. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: como estou avaliando? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2505-2512. |
Resumo: | Historicamente, podemos constatar na literatura que a avaliação sempre foi entendida como uma atividade de controle, cuja finalidade inicialmente era apenas selecionar, incluir ou excluir alguém. Só recentemente o termo avaliação foi atribuído a uma prática que por muito tempo foi chamada de exame. Nesta perspectiva, o termo avaliar é sinônimo de medição. Essa abordagem situa-se fortemente no universo das instituições de ensino. Pensar em avaliação é associá-la naturalmente à idéia de medir, isto porque é o sentido mais antigo e incorporado nas mentalidades e na ideologia, ou seja, a avaliação como medida exerce uma função de controle sobre algo ou alguém. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38061 |
ISBN: | 85 7485 099 3 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_eve_crgurgelansilva.pdf | 247,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.