Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38061
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação da aprendizagem no ensino superior: como estou avaliando?
Autor(es): Gurgel, Carmesina Ribeiro
Silva, Aline do Nascimento e
Silva, Nayana do Nascimento e
Aguiar, Germaine Elshout de
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem;Ensino Superior;Avaliação como instrumento de medida
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: GURGEL, Carmesina Ribeiro; SILVA, Aline do Nascimento e; SILVA, Nayana do Nascimento e; AGUIAR, Germaine Elshout de. Avaliação da aprendizagem no ensino superior: como estou avaliando? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2505-2512.
Resumo: Historicamente, podemos constatar na literatura que a avaliação sempre foi entendida como uma atividade de controle, cuja finalidade inicialmente era apenas selecionar, incluir ou excluir alguém. Só recentemente o termo avaliação foi atribuído a uma prática que por muito tempo foi chamada de exame. Nesta perspectiva, o termo avaliar é sinônimo de medição. Essa abordagem situa-se fortemente no universo das instituições de ensino. Pensar em avaliação é associá-la naturalmente à idéia de medir, isto porque é o sentido mais antigo e incorporado nas mentalidades e na ideologia, ou seja, a avaliação como medida exerce uma função de controle sobre algo ou alguém. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38061
ISBN: 85 7485 099 3
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_crgurgelansilva.pdf247,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.