Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37694
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Os professores cearenses: um retrato esboçado a partir de variáveis investigadas no SPAECE 2004 |
Autor(es): | Pequeno, Maria Iaci Cavalcante Silva, Mirna Gurgel Carlos da |
Palavras-chave: | Reconhecimento do professor;Análise;Professor cearense;SPAECE |
Data do documento: | 2006 |
Instituição/Editor/Publicador: | III Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citação: | Pequeno, M. I. C.; Silva, M. G. C. (2006) |
Resumo: | O reconhecimento do professor como elemento chave do processo educativo está no cerne das discussões do debate nacional. Não se trata, porém, de responsabilizar o professor pelo sucesso ou insucesso escolar, pois sabemos que no contexto educacional, não se pode isolar um único fator como determinante pelo produto que a escola gera. Entretanto, em que pese a influência dos aspectos exógenos nos resultados escolares, o professor tem papel fundamental, considerando que a sala de aula se constitui um local privilegiado do acesso ao saber elaborado e de interação dos vários saberes. Dessa forma, qualquer tentativa de modificar o quadro educacional vigente com políticas voltadas para a qualidade da educação deve investir também no professor, a partir do desvelamento da sua realidade, do seu perfil, dos seus limites e potencialidades. [...] |
Descrição: | PEQUENO, Maria Iaci Cavalcante; SILVA, Mirna Gurgel Carlos da. Os professores cearenses: um retrato esboçado a partir de variáveis investigadas no SPAECE 2004. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 357-375. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37694 |
ISBN: | 85 7485 098 5 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_micpequenomgsilva.pdf | 234,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.