Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37468
Tipo: Artigo de Evento
Título : A construção histórica da infância na educação: da passividade à autonomia do ato de aprender e avaliar
Autor : Oliveira, Edivone Meire
Viana, Tania Vicente
Alencar, Maristela Lage
Palabras clave : Educação;Infância;Passividade;Autonomia
Fecha de publicación : 2006
Editorial : III Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citación : Oliveira, E. M.; Viana, T. V.; Alencar, M. L. (2006)
Resumen en portugués brasileño: O exame de estudiosos que incitaram modificações na forma de compreender e tratar o universo infantil se mostra pertinente ao entendimento do fenômeno educacional, uma vez que suas idéias têm fundamentado programas e currículos escolares, bem como políticas educacionais. As instituições disseminam padrões de conhecimento e conduta derivados de uma interpretação da realidade, com a conseqüente reprodução dos valores vigentes; tanto a ação pedagógica é imposta pela cultura como os conteúdos selecionados são socialmente valorizados (BOURDIEU & PASSERON, 1970; FULLAT, 1995). Nesse sentido, a educação de crianças percorreu caminhos históricos diversificados, conforme especificidades socioculturais, até alcançar sua configuração atual, baseada no modo singular de pensar e sentir observado na infância. [...]
Descripción : OLIVEIRA, Edivone Meire; VIANA, Tania Vicente; ALENCAR, Maristela Lage. A construção histórica da infância na educação: da passividade à autonomia do ato de aprender e avaliar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 3-20.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37468
ISBN : 85 7485 098 5
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2006_eve_emoliveiratvviana.pdf113,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.