Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37468
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A construção histórica da infância na educação: da passividade à autonomia do ato de aprender e avaliar |
Authors: | Oliveira, Edivone Meire Viana, Tania Vicente Alencar, Maristela Lage |
Keywords: | Educação;Infância;Passividade;Autonomia |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | III Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citation: | Oliveira, E. M.; Viana, T. V.; Alencar, M. L. (2006) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O exame de estudiosos que incitaram modificações na forma de compreender e tratar o universo infantil se mostra pertinente ao entendimento do fenômeno educacional, uma vez que suas idéias têm fundamentado programas e currículos escolares, bem como políticas educacionais. As instituições disseminam padrões de conhecimento e conduta derivados de uma interpretação da realidade, com a conseqüente reprodução dos valores vigentes; tanto a ação pedagógica é imposta pela cultura como os conteúdos selecionados são socialmente valorizados (BOURDIEU & PASSERON, 1970; FULLAT, 1995). Nesse sentido, a educação de crianças percorreu caminhos históricos diversificados, conforme especificidades socioculturais, até alcançar sua configuração atual, baseada no modo singular de pensar e sentir observado na infância. [...] |
Description: | OLIVEIRA, Edivone Meire; VIANA, Tania Vicente; ALENCAR, Maristela Lage. A construção histórica da infância na educação: da passividade à autonomia do ato de aprender e avaliar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 3-20. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37468 |
ISBN: | 85 7485 098 5 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_emoliveiratvviana.pdf | 113,72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.