Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37468
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Edivone Meire | - |
dc.contributor.author | Viana, Tania Vicente | - |
dc.contributor.author | Alencar, Maristela Lage | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-21T11:02:07Z | - |
dc.date.available | 2018-11-21T11:02:07Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, E. M.; Viana, T. V.; Alencar, M. L. (2006) | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7485 098 5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37468 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Edivone Meire; VIANA, Tania Vicente; ALENCAR, Maristela Lage. A construção histórica da infância na educação: da passividade à autonomia do ato de aprender e avaliar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 3., Fortaleza, 16-18 nov. 2006. Anais... Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 3-20. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | III Congresso Internacional em Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Passividade | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.title | A construção histórica da infância na educação: da passividade à autonomia do ato de aprender e avaliar | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O exame de estudiosos que incitaram modificações na forma de compreender e tratar o universo infantil se mostra pertinente ao entendimento do fenômeno educacional, uma vez que suas idéias têm fundamentado programas e currículos escolares, bem como políticas educacionais. As instituições disseminam padrões de conhecimento e conduta derivados de uma interpretação da realidade, com a conseqüente reprodução dos valores vigentes; tanto a ação pedagógica é imposta pela cultura como os conteúdos selecionados são socialmente valorizados (BOURDIEU & PASSERON, 1970; FULLAT, 1995). Nesse sentido, a educação de crianças percorreu caminhos históricos diversificados, conforme especificidades socioculturais, até alcançar sua configuração atual, baseada no modo singular de pensar e sentir observado na infância. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_eve_emoliveiratvviana.pdf | 113,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.