Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35987
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Ser professor no século XXI: entre a falta de opção e a complexidade globalizada |
Autor(es): | Melo, Francisco Egberto de |
Palavras-chave: | Educação;História da pedagogia;Formação de Professores;Complexas mudanças globais |
Data do documento: | 2013 |
Instituição/Editor/Publicador: | Edições UFC |
Citação: | Melo, F. E. (2013) |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo fazer algumas reflexões sobre a História de Pedagogia no Ceará e a formação de professores no tempo presente. Considerei importante fazer essas ponderações tendo em vista o atual momento da educação brasileira, posto que nunca se investiu tanto em educação quanto nos últimos 15 anos. Durante este período cumpriu- -se uma agenda que universalizou o ensino na escola básica, ao mesmo tempo em que se investe significativamente na formação e qualificação de professores, por meio de programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o Programa de Consolidação da Docência (Prodocência) e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), para citar os mais conhecidos. [...] |
Descrição: | MELO, Francisco Egberto de. Ser professor no século XXI: entre a falta de opção e a complexidade globalizada. In: VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; SANTANA, José Rogério; FLORÊNCIO, Lourdes Rafaella Santos; RODRIGUES, Rui Martinho; VÍCTOR, Dijane Maria Rocha; OLIVEIRA, Stanley Braz de (orgs). História e Memória da Educação do Ceará. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 81-98. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35987 |
ISBN: | 978 85 7282 591 7 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_capliv_femelo.pdf | 6,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.