Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35987
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Ser professor no século XXI: entre a falta de opção e a complexidade globalizada
Autor(es): Melo, Francisco Egberto de
Palavras-chave: Educação;História da pedagogia;Formação de Professores;Complexas mudanças globais
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: Melo, F. E. (2013)
Resumo: Este artigo tem por objetivo fazer algumas reflexões sobre a História de Pedagogia no Ceará e a formação de professores no tempo presente. Considerei importante fazer essas ponderações tendo em vista o atual momento da educação brasileira, posto que nunca se investiu tanto em educação quanto nos últimos 15 anos. Durante este período cumpriu- -se uma agenda que universalizou o ensino na escola básica, ao mesmo tempo em que se investe significativamente na formação e qualificação de professores, por meio de programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o Programa de Consolidação da Docência (Prodocência) e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), para citar os mais conhecidos. [...]
Descrição: MELO, Francisco Egberto de. Ser professor no século XXI: entre a falta de opção e a complexidade globalizada. In: VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; SANTANA, José Rogério; FLORÊNCIO, Lourdes Rafaella Santos; RODRIGUES, Rui Martinho; VÍCTOR, Dijane Maria Rocha; OLIVEIRA, Stanley Braz de (orgs). História e Memória da Educação do Ceará. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 81-98.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35987
ISBN: 978 85 7282 591 7
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_capliv_femelo.pdf6,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.