Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35987
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Ser professor no século XXI: entre a falta de opção e a complexidade globalizada |
Authors: | Melo, Francisco Egberto de |
Keywords: | Educação;História da pedagogia;Formação de Professores;Complexas mudanças globais |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | Melo, F. E. (2013) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo tem por objetivo fazer algumas reflexões sobre a História de Pedagogia no Ceará e a formação de professores no tempo presente. Considerei importante fazer essas ponderações tendo em vista o atual momento da educação brasileira, posto que nunca se investiu tanto em educação quanto nos últimos 15 anos. Durante este período cumpriu- -se uma agenda que universalizou o ensino na escola básica, ao mesmo tempo em que se investe significativamente na formação e qualificação de professores, por meio de programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o Programa de Consolidação da Docência (Prodocência) e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), para citar os mais conhecidos. [...] |
Description: | MELO, Francisco Egberto de. Ser professor no século XXI: entre a falta de opção e a complexidade globalizada. In: VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; SANTANA, José Rogério; FLORÊNCIO, Lourdes Rafaella Santos; RODRIGUES, Rui Martinho; VÍCTOR, Dijane Maria Rocha; OLIVEIRA, Stanley Braz de (orgs). História e Memória da Educação do Ceará. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 81-98. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35987 |
ISBN: | 978 85 7282 591 7 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_capliv_femelo.pdf | 6,46 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.