Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3368
Tipo: | Dissertação |
Título: | A crise do capital em Marx e suas implicações nos paradigmas da educação: contribuição ao repensar pedagógico no século XXI |
Autor(es): | Bevilaqua, Aluisio Pampolha |
Orientador: | Rech, Hildemar Luiz |
Palavras-chave: | Marx;Crise;Paradigma;Pedagogia;Brasil;Marx;Crisis;Paradigm;Education;Brazil;Marx,Karl,1818-1883 - Crítica e interpretação;Capital(Economia);Crise econômica;Educação - Brasil;Civilização moderna - Séc.XXI |
Data do documento: | 2011 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.teses.ufc.br |
Citação: | BEVILAQUA, Aluisio Pampolha. A crise do capital em Marx e suas implicações nos paradigmas da educação: contribuição ao repensar pedagógico no século XXI. 2011. 248f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011. |
Resumo: | A presente dissertação sob título A Crise do Capital em Marx e suas Implicações nos Paradigmas da Educação: Contribuição ao Repensar Pedagógico no Século XXI, tem por objetivo sustentar a hipótese teórica de que as crises do capital estabelecem relações causais de interdeterminações com os paradigmas da ciência e da pedagogia da educação, mediante as conexões imanentes e transcendentes destas categorias ao conceito de capital a que são subsumidas. O trabalho investigativo sustenta que a crise transita da esfera da produção à esfera da ciência pela categoria paradigma; e da ciência para educação por esta mesma categoria. A reversão do processo se dá através da pedagogia, da educação para ciência e produção. Conclui sustentando que o quadro de relações diante da crise atual se diferencia da lógica derivada das crises anteriores, dada a singularidade da crise atual, como crise orgânica da estrutura de valor, em que se assenta a relação capital e a sociedade em geral, portanto, exigindo uma revolução científica para a mudança de paradigmas, cujos limites se apresentam na crise do capital nos países do capitalismo avançado: EUA, União Europeia e Japão. A educação brasileira deve decidir: ou muda seus paradigmas ou caminha para a mesma situação de crise do capital dos países avançados. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3368 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_Dis_ APBevilaqua.pdf | 3,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.