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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3368
Tipo: | Dissertação |
Título : | A crise do capital em Marx e suas implicações nos paradigmas da educação: contribuição ao repensar pedagógico no século XXI |
Autor : | Bevilaqua, Aluisio Pampolha |
Tutor: | Rech, Hildemar Luiz |
Palabras clave : | Marx;Crise;Paradigma;Pedagogia;Brasil;Marx;Crisis;Paradigm;Education;Brazil;Marx,Karl,1818-1883 - Crítica e interpretação;Capital(Economia);Crise econômica;Educação - Brasil;Civilização moderna - Séc.XXI |
Fecha de publicación : | 2011 |
Editorial : | http://www.teses.ufc.br |
Citación : | BEVILAQUA, Aluisio Pampolha. A crise do capital em Marx e suas implicações nos paradigmas da educação: contribuição ao repensar pedagógico no século XXI. 2011. 248f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011. |
Resumen en portugués brasileño: | A presente dissertação sob título A Crise do Capital em Marx e suas Implicações nos Paradigmas da Educação: Contribuição ao Repensar Pedagógico no Século XXI, tem por objetivo sustentar a hipótese teórica de que as crises do capital estabelecem relações causais de interdeterminações com os paradigmas da ciência e da pedagogia da educação, mediante as conexões imanentes e transcendentes destas categorias ao conceito de capital a que são subsumidas. O trabalho investigativo sustenta que a crise transita da esfera da produção à esfera da ciência pela categoria paradigma; e da ciência para educação por esta mesma categoria. A reversão do processo se dá através da pedagogia, da educação para ciência e produção. Conclui sustentando que o quadro de relações diante da crise atual se diferencia da lógica derivada das crises anteriores, dada a singularidade da crise atual, como crise orgânica da estrutura de valor, em que se assenta a relação capital e a sociedade em geral, portanto, exigindo uma revolução científica para a mudança de paradigmas, cujos limites se apresentam na crise do capital nos países do capitalismo avançado: EUA, União Europeia e Japão. A educação brasileira deve decidir: ou muda seus paradigmas ou caminha para a mesma situação de crise do capital dos países avançados. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3368 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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