Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3368
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rech, Hildemar Luiz | - |
dc.contributor.author | Bevilaqua, Aluisio Pampolha | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-20T11:45:45Z | - |
dc.date.available | 2012-07-20T11:45:45Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | BEVILAQUA, Aluisio Pampolha. A crise do capital em Marx e suas implicações nos paradigmas da educação: contribuição ao repensar pedagógico no século XXI. 2011. 248f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3368 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Marx | pt_BR |
dc.subject | Crise | pt_BR |
dc.subject | Paradigma | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Marx | pt_BR |
dc.subject | Crisis | pt_BR |
dc.subject | Paradigm | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Brazil | pt_BR |
dc.subject | Marx,Karl,1818-1883 - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Capital(Economia) | pt_BR |
dc.subject | Crise econômica | pt_BR |
dc.subject | Educação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Civilização moderna - Séc.XXI | pt_BR |
dc.title | A crise do capital em Marx e suas implicações nos paradigmas da educação: contribuição ao repensar pedagógico no século XXI | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente dissertação sob título A Crise do Capital em Marx e suas Implicações nos Paradigmas da Educação: Contribuição ao Repensar Pedagógico no Século XXI, tem por objetivo sustentar a hipótese teórica de que as crises do capital estabelecem relações causais de interdeterminações com os paradigmas da ciência e da pedagogia da educação, mediante as conexões imanentes e transcendentes destas categorias ao conceito de capital a que são subsumidas. O trabalho investigativo sustenta que a crise transita da esfera da produção à esfera da ciência pela categoria paradigma; e da ciência para educação por esta mesma categoria. A reversão do processo se dá através da pedagogia, da educação para ciência e produção. Conclui sustentando que o quadro de relações diante da crise atual se diferencia da lógica derivada das crises anteriores, dada a singularidade da crise atual, como crise orgânica da estrutura de valor, em que se assenta a relação capital e a sociedade em geral, portanto, exigindo uma revolução científica para a mudança de paradigmas, cujos limites se apresentam na crise do capital nos países do capitalismo avançado: EUA, União Europeia e Japão. A educação brasileira deve decidir: ou muda seus paradigmas ou caminha para a mesma situação de crise do capital dos países avançados. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_Dis_ APBevilaqua.pdf | 3,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.