Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3368
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRech, Hildemar Luiz-
dc.contributor.authorBevilaqua, Aluisio Pampolha-
dc.date.accessioned2012-07-20T11:45:45Z-
dc.date.available2012-07-20T11:45:45Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationBEVILAQUA, Aluisio Pampolha. A crise do capital em Marx e suas implicações nos paradigmas da educação: contribuição ao repensar pedagógico no século XXI. 2011. 248f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3368-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectMarxpt_BR
dc.subjectCrisept_BR
dc.subjectParadigmapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectMarxpt_BR
dc.subjectCrisispt_BR
dc.subjectParadigmpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectMarx,Karl,1818-1883 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectCapital(Economia)pt_BR
dc.subjectCrise econômicapt_BR
dc.subjectEducação - Brasilpt_BR
dc.subjectCivilização moderna - Séc.XXIpt_BR
dc.titleA crise do capital em Marx e suas implicações nos paradigmas da educação: contribuição ao repensar pedagógico no século XXIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente dissertação sob título A Crise do Capital em Marx e suas Implicações nos Paradigmas da Educação: Contribuição ao Repensar Pedagógico no Século XXI, tem por objetivo sustentar a hipótese teórica de que as crises do capital estabelecem relações causais de interdeterminações com os paradigmas da ciência e da pedagogia da educação, mediante as conexões imanentes e transcendentes destas categorias ao conceito de capital a que são subsumidas. O trabalho investigativo sustenta que a crise transita da esfera da produção à esfera da ciência pela categoria paradigma; e da ciência para educação por esta mesma categoria. A reversão do processo se dá através da pedagogia, da educação para ciência e produção. Conclui sustentando que o quadro de relações diante da crise atual se diferencia da lógica derivada das crises anteriores, dada a singularidade da crise atual, como crise orgânica da estrutura de valor, em que se assenta a relação capital e a sociedade em geral, portanto, exigindo uma revolução científica para a mudança de paradigmas, cujos limites se apresentam na crise do capital nos países do capitalismo avançado: EUA, União Europeia e Japão. A educação brasileira deve decidir: ou muda seus paradigmas ou caminha para a mesma situação de crise do capital dos países avançados.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_Dis_ APBevilaqua.pdf3,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.