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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3331
Tipo: | Dissertação |
Título : | Cartilhas de educação alimentar: uma análise sócio-histórica, 1938 - 1946 |
Título en inglés: | Primer education food: a socio-historical analysis, 1938 - 1946 |
Autor : | Bastos, Tiago Sampaio |
Tutor: | Bezerra, José Arimatéa Barros |
Palabras clave : | Cartilhas;Educação Alimentar;Nutrição - Estudo e ensino - Brasil - Séc.XX;Cartilhas - Séc.XX;Anos 1930;Anos 1940;Estudantes - Brasil - Nutrição - Séc.XX;Política alimentar - Brasil - Séc.XX |
Fecha de publicación : | 2011 |
Editorial : | http://www.teses.ufc.br |
Citación : | BASTOS, Tiago Sampaio. Cartilhas de educação alimentar: uma análise sócio-histórica, 1938-1946. 2011. 100f. Dissertação (Mestrdo em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011. |
Resumen en portugués brasileño: | Análise sócio-histórica de cartilhas sobre alimentação publicadas com a finalidade de educação alimentar, no período de emergência do saber em alimentação e nutrição no Brasil, décadas de 1930 e 1940. No Brasil, a partir da década de 1930 a discussão acadêmica sobre alimentação vai ganhando cada vez mais propriedade, passando a constituir-se em um campo de saber específico. Considerando o momento de abundância das publicações nacionais sobre alimentação e de lançamento das bases do conhecimento e o desencadeamento de sua aplicação prática, em termos de pesquisa científica, tomo para análise nesse estudo as cartilhas: “Os pequenos fundamentos da boa alimentação”, de Thalino Botelho (1938); “Cartilha de Alimentação do Brasil”, de Mario Rangel (1938); “ABC da alimentação”, de Orlando Parahym (1943); e a “Cartilha Alimentar do Homem Rural”, de Rubens de Siqueira (1946). Objetivo identificar a concepção de alimento e de educação alimentar, conceitos de comida, alimentação e nutrição, verificando como se expressam, de forma manifesta ou latente, conteúdos de natureza política, de controle social e moral. Refletem na obra os objetivos de controle e intervenção estatal, aplicados metodologicamente sob orientação pedagógica renovadora com rápidos traços da pedagogia tradicional. A idéia central seria modificar os maus hábitos alimentares do povo brasileiro, ensinando-o a alimentar-se racionalmente, pela experiência, praticando as regras e conselhos do saber médico. Objetivava aperfeiçoar a raça brasileira, aumentando sua resistência biológica, disciplinando o corpo, focalizando o máximo desempenho do sistema produtivo. O intuito era formar uma nacionalidade brasileira produtiva que levasse o país ao progresso econômico e social. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3331 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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