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Type: Dissertação
Title: Cartilhas de educação alimentar: uma análise sócio-histórica, 1938 - 1946
Title in English: Primer education food: a socio-historical analysis, 1938 - 1946
Authors: Bastos, Tiago Sampaio
Advisor: Bezerra, José Arimatéa Barros
Keywords: Cartilhas;Educação Alimentar;Nutrição - Estudo e ensino - Brasil - Séc.XX;Cartilhas - Séc.XX;Anos 1930;Anos 1940;Estudantes - Brasil - Nutrição - Séc.XX;Política alimentar - Brasil - Séc.XX
Issue Date: 2011
Publisher: http://www.teses.ufc.br
Citation: BASTOS, Tiago Sampaio. Cartilhas de educação alimentar: uma análise sócio-histórica, 1938-1946. 2011. 100f. Dissertação (Mestrdo em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.
Abstract in Brazilian Portuguese: Análise sócio-histórica de cartilhas sobre alimentação publicadas com a finalidade de educação alimentar, no período de emergência do saber em alimentação e nutrição no Brasil, décadas de 1930 e 1940. No Brasil, a partir da década de 1930 a discussão acadêmica sobre alimentação vai ganhando cada vez mais propriedade, passando a constituir-se em um campo de saber específico. Considerando o momento de abundância das publicações nacionais sobre alimentação e de lançamento das bases do conhecimento e o desencadeamento de sua aplicação prática, em termos de pesquisa científica, tomo para análise nesse estudo as cartilhas: “Os pequenos fundamentos da boa alimentação”, de Thalino Botelho (1938); “Cartilha de Alimentação do Brasil”, de Mario Rangel (1938); “ABC da alimentação”, de Orlando Parahym (1943); e a “Cartilha Alimentar do Homem Rural”, de Rubens de Siqueira (1946). Objetivo identificar a concepção de alimento e de educação alimentar, conceitos de comida, alimentação e nutrição, verificando como se expressam, de forma manifesta ou latente, conteúdos de natureza política, de controle social e moral. Refletem na obra os objetivos de controle e intervenção estatal, aplicados metodologicamente sob orientação pedagógica renovadora com rápidos traços da pedagogia tradicional. A idéia central seria modificar os maus hábitos alimentares do povo brasileiro, ensinando-o a alimentar-se racionalmente, pela experiência, praticando as regras e conselhos do saber médico. Objetivava aperfeiçoar a raça brasileira, aumentando sua resistência biológica, disciplinando o corpo, focalizando o máximo desempenho do sistema produtivo. O intuito era formar uma nacionalidade brasileira produtiva que levasse o país ao progresso econômico e social.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3331
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