Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32284
Tipo: | Resumo |
Título: | Coalho - Coletivo de pesquisa em cinema e audiovisual |
Autor(es): | Paula, Luisa Teixeira de Silva, Ana Paula Oliveira da Silva, Renan de Oliveira Monteiro, Saulo Silva Fonteles, Nathanael Maia Dumaresq, Daniela Duarte |
Palavras-chave: | Tensões na imagem;Política da imagem;Documentário |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | PAULA,Luisa Teixeira de et al. Coalho - Coletivo de pesquisa em cinema audiovisual. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3) |
Resumo: | O cOaLHO - Coletivo de Pesquisa em Cinema e Audiovisual investiga temáticas relativas ao campo do documentário e suas relações com outras linguagens audiovisuais. Em 2016, as práticas do grupo de estudo estão sendo pautadas pelo objetivo de discutir e apreender como as dimensões teóricas, estéticas e sensíveis coexistem e se tensionam imageticamente. A metodologia de trabalho se baseia em uma relação de co-dependência entre elas. Entende-se que criação e reflexão não são processos distintos, de maneira que os debates semanais com a comunidade acadêmica são já, em certo sentido, criação e realização das obras que estão em produção. Nos encontros semanais são abordados textos e filmes que ajudam a refletir as tensões na imagem e a propor uma política da imagem que se traduza audiovisualmente. As questões que motivam a produção de imagens passam por desafios próprios da produção, como a construção de obras coletivas, e desafios estéticos motivados pela ideia flanar pela cidade e observar as pessoas, as pequenas situações cotidianas. São quatro os eixos principais que guiam estas discussões: O Rosto na Cena, O Conflito da Imagem com o Real, O Olho do Cinema e O Filme Ensaio. Entre as referências utilizadas estão escritos de teóricos como Jean Epstein, Eduardo Grüner e Jean-Louis Comolli e os filmes Notas para uma Oréstia Africana (Pier Paolo Pasolini, 1970), O Homem com uma câmera (Dziga Vertov, 1929) e Sem Sol (Chris Marker, 1983). |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32284 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_ltdepaula.pdf | 49,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.